O ICAP-Moçambique, uma Organização não-governamental que apoia a implementação do Plano Estratégico Nacional para o combate às ITS/HIV/SIDA em Moçambique em parceria com o Ministério da Saúde, pretende recrutar 1 (um) profissional para ocupar a posição de Assessor Área Comunitária
Resumo da Posição
O Assessor das Actividades comunitárias é membro da equipa técnica provincial do ICAP em Nampula. É responsável pela supervisão das actividades relacionadas com cascata de cuidados para HIV implementadas fora das unidades sanitárias apoiadas pelo ICAP, pelo engajamento masculino, pela mobilização e comunicação. Também trabalha em estreita colaboração com as áreas de prevenção, C&T, SMI, SI e implementação de modo a permitir a integração e adequada implementação das actividades para responder aos desafios identificados ao longo da cascata da HIV.
Principais responsabilidades:
- Garantir a continuidade dos serviços de prevenção, diagnostico e cuidados e tratamento para HIV na comunidade através da implementação das actividades nas brigadas moveis, Clínicas móveis diurnas e nocturnas, assistência aos estabelecimentos penitenciários, e distribuição comunitária dos ARVs pelos APEs em coordenação com a SPS/ DPS e NPCS;
- Apoiar o oficial de mobilização comunitária a actualizar rotineiramente o mapeamento de parceiros comunitários nos distritos apoiados pela ICAP de modo a identificar oportunidades para parcerias para promoção da demanda e criação de fluxos de referência e contra referência da US para comunidade e vice-versa;
- Coordenar com os assessores das áreas de Prevenção, SMI, SI, C&T e implementação para continuidade de parcerias com parceiros comunitários (PASSOS, FDC e Lambda) e actores comunitários (lideres religiosos, comunitários, matronas, parteiras, homens engajados) de modo a potencializar as estratégias e abordar os desafios;
- Em coordenação com os Oficiais de Engajamento masculina e mobilização comunitária identificar e alocar homens engajados para aumentar a demanda e continuidade nos serviços de prevenção e tratamento para HIV entre homens;
- Participar em grupos técnicos de trabalho e outras reuniões conforme a solicitação provincial e Central;
- Monitorar as actividades comunitárias, trabalhando em estreita colaboração com as diferentes áreas técnicas para revisão dos dados específicos, identificando desafios na implementação e desenho conjunto de intervenções focadas, incluindo feedback continuo para as equipas do terreno;
- Liderar as discussões quinzenais sobre a implementação das intervenções de prevenção e C&T na comunidade, com discussão dos dados, desafios e desenho de accoes correctivas;
- Trabalhar em estreita colaboração com a equipa de SI para permitir o mapeamento do fluxo de informação e necessidade de material de modo a garantir o adequado registo e reporte das actividades comunitários
- Advocar a nível provincial e em estreita ligação com ponto focal da Comunidade e ponto focal de EM da DPS/SPS/ SDSMAS no mapeamento de US e empresas com capacidade de fazer uma sinergia na implementação de intervenções comunitárias focadas nos homens; na orientação e assistência técnica aos actores comunitários e implementação de estratégias desenhadas;
- Em coordenação com o oficial de comunicação, liderar junto aos parceiros comunitários actividades de comunicação para promoção adesão e continuidade nos serviços de prevenção e cuidados e tratamento para o HIV, como abordar estigma, baixa literacia para HIV, e outros factores de vulnerabilidade da adolescente e rapariga;
- Em coordenação com os oficiais da equipa provincial de comunidade, desenvolver planos semanais, mensais e trimestrais, com planificação de necessidades, activar e dar seguimento a processos de requisições e compras, elaborar plano de distribuição, e trabalhar com a equipa de operações para garantir a disponibilidade atempada de todos insumos para todas intervenções comunitárias.
Habilitações literárias
- Licenciatura em medicina, saúde pública ou áreas relacionadas
Experiência, habilidades e qualificações mínimas
- Mínimo de três anos de experiência no desenvolvimento e gestão em programas de saúde
pública, incluindo cuidados e tratamento de HIV, TB, SMI - Conhecimentos profundos sobre as diretrizes e recomendações nacionais e internacionais para HIV e TB;
- Experiência na tradução de diretrizes clínicas para estratégias de impacto
- Experiência em formação de prestadores de cuidados de saúde e gestão clínica para HIV e TB
- Experiência em uso de dados para gestão de programas;
- Excelentes habilidades de gestão e liderança;
- Habilidades interpessoais, com respeito à diversidade e diferenças entre os membros da equipe;
- Capacidade de identificar lições aprendidas e promover a partilha de experiências;
- Fluente em Português, capacidade para falar e escrever em inglês preferido;
- Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita;
- Conhecimento em programas de computador: Word, Excel, PowerPoint e Microsoft Outlook
Processo de candidatura
Os interessados devem submeter as suas candidaturas através do website: https://icapacity.icap.columbia.edu/en us/job/495539/community-area-advisor até ao dia 20 de Setembro de 2021.
Localização: Nampula