2. Introdução No âmbito do programa SECOSUD II, está sendo implementado, através de uma parceria entre o Departamento de Ciências Biológicas (UEM-DCB), o Centro de Biotecnologia (CB-UEM), o Museu de História Natural (MHN) de Moçambique e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) o “Projecto BioNoMo – Rede de Biodiversidade de Moçambique”.
Assim, ao longo de 2016 decorreram vários cursos no Departamento de Ciências Biológicas da UEM sobre a Criação e Gestão de Bases de Dados da Biodiversidade voltados para estudantes, pessoal das instituições parceiras, e pessoas envolvidas em processos de catalogação e gestão da biodiversidade.
O objectivo deste treinamento era de capacitar na recolha e digitalização de in-formação existente em uma base de dados Nacional que será utilizada pelas instituições relevan-tes em matéria de conservação da biodiversidade.
Havendo necessidade de dar continuidade à recolha e incorporação de informação na base de dados, pretende-se contratar Assistentes de Investigação – Digitalizadores de Base de Dados para levar acabo a recolha adicional. Além disso, no âmbito duma parceria com o IIAM, o MHN, o Instituto Sul-Africano para a Biodiver-sidade (SANBI), e os Jardins Botânicos Reais de Kew (RBG-Kew), os dados digitais serão usa-dos para actualizar as Listas Vermelhas IUCN para as espécies endémicas e quase endémicas de Moçambique, e para identificar áreas Chaves de Biodiversidade.
O projecto SECOSUD 2 pretende recrutar dois (2) Assistentes de Investigação-digitalizadores de Base de Dados. COD: SECOSUD2-AP-2021
3. Funções e Tarefas
Os Assistentes de Investigação – Digitalizadores de Base de Dados terão de uma forma geral como responsabilidade, assistir os Coordenadores Científicos nas actividades de investigação e recolher dados científicos.
Irão também trabalhar junto com a Unidade de Gestão do Projecto e o Líder da Equipa do Projecto. Embora a função principal destes Assistentes de Investigação seja de digitalizar dados de colecções biológicas e publicações científicas usando aplicativos de gestão de bases de dados (DMBS), estes irão desempenhar outras tarefas específicas como:
- Ter atenção aos detalhes e estar apto a seguir protocolos de trabalhos definidos.
- Fornecer boa qualidade e alta precisão na transcrição de dados.
- Proceder à limpeza e tratamento dos dados (actualização da taxonomia, georreferenciação, identificação de erros etc.).
- Gerir bases de dados relacionais e assegurar sua integridade e segurança.
- Fornecer assistência na manutenção e controle das identificações das colecções físicas.
- Colaborar com instituições parceiras e fornecer assistência técnica.
- Contribuir à análise dos dados para os efeitos da actualização de Listas Vermelhas IUCN e Identificação de Áreas Chaves de Biodiversidade.
4. Requisitos/ Perfil Desejado – Requisitos obrigatórios:
- Idade mínima de 21 anos.
- Conhecimento comprovado sobre a Criação e Gestão de Base de Dados e DBMS (MySQL, PostGres, Specify).
- Disponibilidade para trabalhar a tempo inteiro por um período mínimo de 4 meses).
Requisitos preferenciais:
- Comprovado conhecimento e/ou experiência de trabalho na área de ornitologia. (pesquisa em campo e/ou organização/ identificação de colecções.
- Comprovado conhecimento e/ou experiência de trabalho na área de herpetologia (pesquisa em campo e/ou organização/ identificação de colecções.
- Formação académica nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal ou áreas relacionadas.
- Conhecimento de Sistemas de Informação Geográfica (ArcGIS, QGIS, Google Earth).
- Conhecimento da língua inglesa (oral e escrito).
Informações adicionais e esclarecimentos (por exemplo sobre o Perfil, Requisitos necessá-rios, Requisitos preferenciais etc.) pelo endereço: info@secosud2project.com
Requer-se disponibilidade imediata.
O presente anúncio não constitui necessariamente um vínculo entre a Unidade de Gestão e os candidatos.
Como aplicar á vaga.
Os/As interessados/as devem enviar as suas candidaturas, acompanhadas de Curriculum Vi-tae, carta de motivação, referências e copias de certificados de habilitações até às 12 horas do dia 8 de Abril de 2021 para: info@secosud2project.com
Todas as candidaturas serão tratadas com o maior sigilo
Local: Maputo, Moçambique (com possíveis missões na região da SADC)
Duração: Até 31 de Julho de 2021 (com 1 mês do período probatório e com possibilidade de alargar a colaboração, em caso de prorrogação para o projeto pelo lado dos doadores).
A UGP do projeto terá o direito de suspender ou cancelar o processo de recrutamento, no caso de decisão pela autoridade contratante, (UEM), no caso de falta de candidatos competentes, suficientes, a falta de cobertura financeira para a contratação do candidato seleccionado.
A classificação final deste procedimento de seleção poderá ser utilizada para o recrutamento de posições homólogas, com as mesmas competências dentro do projeto. Todas as candidaturas serão tratadas com o necessário sigilo e privacidade pela UGP e comissão de avaliação.