TERMOS DE REFERÊNCIA
Técnico.a de educação pré-escolar
1. Contexto:
ESSOR é uma ONG criada em 1992 que tem como missão apoiar as populações mais desfavorecidas a adquirir os meios para melhorar de maneira sustentável suas condições de vida. Intervém atualmente nas áreas da Educação, da Formação e Inserção Profissional, do ReforçoInstitucional, controle social das políticas públicas e do Desenvolvimento Agrícola, em 5 países:Brasil, Moçambique, Chade, Guiné-Bissau e Congo-Brazzaville. A ESSOR intervém noMoçambique desde 1997, em parceria com ONGs e associações locais. No âmbito do setor da educação, a ESSOR trabalha com metodologias para o desenvolvimentoinfantil no pré-escolar em duas escolinhas comunitárias na Beira e em um espaço deconcertação regional, o GTPEPS. O programa de educação é cofinanciado pela Agência Francesapara o Desenvolvimento (AFD) para uma segunda fase de 3 anos que iniciou em julho de 2024, e dirigido por um comitê de pilotagem composto por representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. As atividades são principalmente implementadas em parceria com as organizações da sociedade civil OJOLISC e AMPDC.
2. Missões principais:
- Apoiar tecnicamente a assistente de coordenação e os parceiros do setor de educação na implementação do plano de ação do projeto Educação, Experimentação, Aprendizagens, e garantir a realização dos desafios de acordo com o orçamento, objetivos, indicadores e prazos definidos.
- Trabalhar em estreita colaboração com os parceiros e acompanhar a implementação dasatividades pré-escolares garantindo a qualidade conforme a metodologia.
- Transferir as metodologias e o saber-fazer da ESSOR para os parceiros e os poderes públicos.
- Garantir a sustentabilidade das ações pré-escolares com os parceiros e a equipa ESSOR.
- Estabelecer localmente sinergias com os outros sectores/projetos ESSOR (Formação e Inserção Profissional, Proteção Social e Fortalecimento da Sociedade Civil).
- Contribuir nas capitalizações do setor de Educação.
3. Atividades gerais:
- Gestão de projetos: planificação e gestão dos prazos das atividades pré-escolares;atualização das ferramentas de monitoramento do projeto (relatórios mensais, matriz deindicadores) sob a orientação da assistente de coordenação; articulação da co-construçãodas ferramentas de educação pré-escolar; compilação e análise dos dados recolhidos.
- Acompanhamento e suporte aos parceiros: visitas pedagógicas contínuas nas escolinhas comunitárias dos parceiros; avaliações anuais das equipas pedagógicas; orientação das equipas pedagógicas na programação do ano letivo.
- Reforço de competências metodológicas: formação inicial e contínua para educadores; apoio às equipas pedagógicas na aplicação das metodologias pré-escolares no terreno e no uso das ferramentas de seguimento.
- Intervenção comunitária: apoio aos beneficiários; sensibilização dos encarregados e membros da comunidade; realização de atividades comunitárias.
- Realização de inquéritos: realização de mapeamento de atores e oportunidades; medida deefeito e impacto; organização da recolha, compilação e análise de dados.
- Comunicação: informação e comunicação interna sobre as atividades; atuação em sinergiacom outros setores; criação de conteúdo; participação em ações de visibilidade.
- Capitalização: contribuição para a inovação; revisão e adaptação das metodologias aoscontextos locais; formalização de boas práticas.
4. Que perfil buscamos?
- Formação: Diploma de Ciências da Educação ou equivalente
- Experiência profissional: no mínimo 5 anos de experiência comprovada em projetos de desenvolvimento comunitário, com preferência para quem tenha trabalhado com crianças de3 a 6 anos.
- Competências: Domínio da pedagogia pré-escolar, com enfoque em metodologias ativas e participativas; Conhecimento ou grande interesse em Pedagogia e Psicologia Infantil; Capacidade de planear, organizar e coordenar ciclos de formação para educadores(as);Habilidade para construir e articular relações de confiança com equipas pedagógicas; Visão analítica para identificar potencialidades e desafios no terreno; Proficiência em ferramentas como Word, Excel e PowerPoint; Excelência na redação de relatórios analíticos; Competência para oferecer feedback construtivo de forma clara e respeitosa; Liderança com gestão empática de conflitos; Conhecimento sólido em técnicas pedagógicas e gestão de dinâmicas de grupo; Boa capacidade de gestão orçamental; Excelente domínio do português, tanto na comunicação escrita como oral; Criatividade, espírito de equipa e excelentes competências interpessoais.
5. Quais são as condições do cargo?
- Contrato local em Beira, com possibilidade de missões em outras regiões da Moçambique e nos outros países de intervenção da ESSOR
- Contrato com duração determinada 1 ano, renovável, com um período de experiência por 3 meses.
- Trabalho a tempo integral, com atividades eventuais nos finais de semana que poderão ser compensadas mediante solicitação à Coordenadora País.
- Trabalho presencial no escritório da ESSOR sem possibilidade de tele-trabalho, que requere frequentemente deslocamento no terreno e nos escritórios dos parceiros.
Salário de base: 19 703 MZN
+ subsídio de saúde: 1 500 MZN
6. Como se candidatar?
Envie seu CV e carta de motivação até o dia 19 de janeiro de 2025, para os seguintes emails: essoreduc@gmail.com e essor.educ.sofala@gmail.com.
As candidatas e os candidatos pré-selecionados, deverão enviar uma cópia do seu diploma e duas referências profissionais. O processo de seleção compõe-se de uma oficina de percurso seleção presencial e duas entrevistas. O candidato ou a candidata selecionado/a iniciará sua função em fevereiro de 2025.
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para coord.nac@essormz.org