Resumo do trabalho:
Oficial Finanças é responsável pela supervisão das operações financeiras quotidianas. As funções abrangerão todo o espetro das operações financeiras, incluindo a elaboração de orçamentos e previsões, a preparação de contas de gestão, a gestão do fluxo de caixa e a auditoria. O oficial Finanças monitoriza, analisa e avalia as finanças da organização, a fim de tomar decisões informadas e calculadas. Deve ser capaz de identificar oportunidades de melhoria. Esta função envolve a ligação com departamentos de toda organização, apoiando-os na gestão dos seus orçamentos e planeamento financeiro.
Funções e responsabilidades:
- Participa e apoia na elaboração de políticas de gestão financeira;
- Apoia no processo de orçamentação e dos Programas e Projectos;
- Garante uma execução orçamental e financeira saudável, mantendo o nível dos desvios menores possíveis;
- Assegura a gestão do risco financeiro (taxas de câmbio, liquidez, etc.) bem como a sua realização em tempo útil;
- Propõe soluções para os desvios e riscos verificados em tempo útil em coordenação com os gestores de projectos;
- Analisa e reporta sobre a informação financeira institucional e dos Programas e Projectos coordenados pela organização;
- Elabora relatórios financeiros (mensais, trimestrais, anuais e extraordinários);
- Realiza ou coordena e supervisiona todas as actividades de tesouraria que sejam delegadas ao contabilista, nomeadamente:
- Preparação de pagamentos de despesas previamente aprovadas;
- Recepção e arquivo de documentos comprovativos de despesa;
- Recebimento e registo de entradas e saídas de fundos;
- Reconciliação bancária e informação sobre a situação dos saldos das contas bancárias e dar suporte à tomada de decisões associadas como os mesmos;
- Controlo e garantia de justificativos fiscalmente aceites das despesas;
- Gestão do fundo fixo de caixa;
- Garante o cumprimento das normas e procedimentos financeiros (justificação atempada dos adiantamentos, existência de procurement nos processos, facturas e recibos aceites por lei, existência física do imobilizado, etc.);
- Assegura apoio e treinamento de parceiros de implementação em matéria financeira;
Assegura a reconciliação e controlo das contas dos devedores e credores; - Assegura o registo de toda a informação financeira no software de contabilidade e propõe melhorias no mesmo de forma a responder as necessidades dos projectos;
- Assegura a interlocução e apoio às auditorias financeiras internas e externas;
- Assegura a implementação das recomendações dos relatórios de auditoria internos e externos.
REQUISITOS DA POSIÇÃO
- Licenciatura nas áreas de Contabilidade, Finanças, Auditoria ou Gestão Financeira.
- Elevados conhecimentos de Gestão Financeira;
- Elevados conhecimentos de Tesouraria e Contabilidade;
- Elevados conhecimentos de Orçamentação e controlo orçamental;
- Bons conhecimentos de Gestão de Projectos;
- Bons conhecimentos das normas administrativas e financeiras dos doadores;
- Bons conhecimentos do estado de desenvolvimento e do contexto social do País em geral;
- Conhecimento solido na gestão de Recursos Humanos ;
- Domínio do uso de software de contabilidade – Primavera;
- Bons conhecimentos de inglês.
- Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares, de preferência em Organizações não Governamentais
Os interessados devem enviar carta de apresentação e currículo até o dia 13 de abril de 2025 para o seguinte endereço eletrônico: Email: ungagodoli.recrutamento@gmail.com
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para ungagodoli.recrutamento@gmail.com