A Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) ,o âmbito das suas actividades, a Fundação pretende recrutar dois (2) Assistentes de Dados para Povincia de Inhambane.
O Assistente de Dados é responsável por apoiar o processo de monitoria e avaliação das US sanitárias do distrito para os programas PTV, Cuidadores e Tratamentos, ATS, Apoio Psicossocial e Comunidade. Ele será também responsável por apoiar a implementação dos requisitos de reporte e monitorar a implementação da base de dados de reporte e implementação de programas de melhoria da qualidade de dados. A posição requer viagens frequentes aos distritos de acordo com a classificação do doador.
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Responsabilidades
- Apoiar na digitação completa de todos processos clínicos dos pacientes novos inscritos/novos inícios registados nos Livros de Pré-TARV/TARV da US;
- Apoiar na actualização completa das fichas mestras dos pacientes Adultos e Crianças de Pré-TARV/TARV de todos sectores que tiverem consultas clínicas (TB, CPN, CCR), análises laboratoriais, levantamento de medicamento;
- Efetuar a triangulação Semanal dos dados no OpenMRS dos pacientes em Pré-TARV/TARV através de confrontação com as fontes primárias (Livros de Levantamento da Farmácia, CD4, CV, TB, Laboratório, TPI, PRN e Livros de Pre-TARV/TARV e PTV-CPN);
- Assegurar que os FILAS (Fichas de Levantamento de ARV´s) e as fichas mestras sejam atualizados diariamente;
- Apoiar na actualização completa de todas fichas mestras dos pacientes de PTV que tiverem uma consulta clínica (CPN/TARV), incluindo laboratório e Farmácia (pacientes em seguimento);
- Monitorar a extracção no final no final de cada semana, a lista dos pacientes em atraso/faltosos e no final de cada mês a lista de pacientes abandonos do período;
- Assegurar o envio quinzenal da cópia de segurança do ficheiro de OpenMRS (Backup) para um o Programador Analista;
- Reportar dentro de 24 horas problemas de funcionamento da Base de Dados ao Supervisor;
- Mensalmente apoiar na validação no DHIS2 dos dados das seguintes áreas programáticas (ATS, PTV, TB, CACUM e TARV manual) nas USs de acordo com o plano de recolha definido;
- Semanalmente fazer validação e verificação da qualidade do preenchimento das fontes primárias das diferentes áreas programáticas (livros Pré-TARV e TARV, CPN, CCR, Maternidade e Farmácia);
- Apoiar as unidades sanitárias no processo de registo das fichas mestras e na elaboração dos resumos mensais dos serviços TARV:
- Apoiar e assegurar a concordância e completude entre OpenMRS e as diferentes fontes;
- Garantir a completude dos dados das US `s no DHIS;
- Monitorar o processo de triangulação da lista semanal dos faltosos/abandonos com a Farmácia;
- Assegurar o uso das ferramentas atualizadas de recolha de dados por parte dos operadores de dados;
- Garantir a colecta e processamento de dados e submissão de relatórios atempados e correctos;
- Apoiar os Oficiais de M&A a compilar as fontes de recolha de dados de diversos programas;
- Realizar avaliação de qualidade de dados externa e interna (AQD- SESP/OpenMRS) e IDQA
- Elaborar e monitorar plano de recolha de dados mensais a nível dos Distritos/Região
- Cumprir os prazos de envio dos dados periódicos solicitados pela fundação;
- Assegurar a capacidade técnica dos operadores de dados através de mentoria, treinamento em serviço e visitas de apoio técnico.
Requisitos
- Nível Superior, Médio ou equivalente à 12 classe;
- Experiência no uso de pacotes informáticos como Word/Excel/Access e uso de sistemas de informáticos de programa de HIV (EPTS/OpenMRS);
- Habilitação e experiência para conduzir motorizada com mais de 1 ano;
- Mínimo1 ano de experiência na digitação de Dados de programas de saúde;
- Capacidades e maturidade para trabalhar em um ambiente multifacetado e sob-pressão;
- Conhecimento e manipulação de SISMA ou DHIS será uma vantagem
- Capaz de se comunicar em Português.
Como se candidatar:
Através do link disponível no botão “Candidatar-se” abaixo, antes do dia 20 de Novembro 2020.