DESCRIÇÃO DO TRABALHO
A Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-Sustentado (ANDA) é uma ONG moçambicana fundada em 1992, sediada na província de Manica com missão de fortalecer a resiliência de famílias carentes e grupos vulneráveis por meio de apoio integrado baseado em Humanismo, respeito e confidencialidade, é parceiro do Programa Mundial de Alimentação (PMA).
No contexto de assegurar a assistência alimentar e nutricional das pessoas mais vulneráveis afectadas pela emergência alimentar pelo EL Nino, a ANDA abraçou-se ao PMA e comprometeu-se a empenhar a sua capacidade e experiência organizacionais para ajudar as pessoas severamente afectadas reduzir o risco de saúde publica através de disponibilidade de alimentos em função das diferentes necessidades de modo a que possam manter um estado nutricional adequado.
Assim é com vista a alcançar este propósito, a ANDA junto do PMA desdobrar-se-á em identificar beneficiários do projecto, provisão de alimentos, Desenvolver competências comunitárias de criação de meios alternativos de sobrevivência e Potenciar conhecimentos de observância das questões de violência baseada no género e mecanismos de denuncias ou feedback.
Objectivos da Posição
O(A) Monitor(a) de Comunicação e Género será responsável pelo apoio na planificação, coordenação e
implementação das estratégias de comunicação junto da equipe de campo bem como com as instituições locais no âmbito da construção de um ambiente favorável ao exercício das suas funções. Suas actividades deverão contribuir para:
- Ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
- Aumentar o acesso a informação sobre o estigma, discriminação, VBG, Gestão de conflitos
- Aumentar o conhecimento para exploração de potencialidades locais como meios alternativos de sobrevivência para o bem-estar social.
Responsabilidades Específicas
- Reforçar as capacidades de coordenação com os comités de gestão nos processos de distribuição, com autoridades comunitárias e com os grupo alvo/participante no programa;
- Apoiar o governo no acompanhamento das actividades ao nível das comunidades;
- Registar todas as informações e reportar periodicamente ao Supervisor ou gestor sobre eventos relevantes em matéria de Distribuição de alimentos
- Apoiar a equipe, os comités, lideranças na gestão alimentar, distribuição e outras questões conexas e garantir maior capacidade de resposta as preocupações das comunidades;
- Identificar qualquer problema aparente no programa e relatá-los ao pessoal apropriado.
- Divulgar e colocar a disposição das comunidades, e gerir os principais mecanismos de reclamação e Feedback.
- Divulgar os mecanismos de reclamação e feebdbak (Helpedesk, Comité comunitário, Caixas de Reclamação e Linha Verde- 1458), como um direito legitimo das comunidades
- Elaborar planos de comunicação, planos de monitoria e de mobilização serem aprovados pelo Gestor do projecto
- Participar na elaboração ou discussão de planos de distribuição e monitoria de actividades e participar na elaboração de relatórios.
- Ter capacidade para reflectir e compreender assuntos relativos a sua área de actuação (CFM) e do compromisso social do projecto, estabelecendo critérios para enfrentar desafios e solucionando os problemas.
- Acompanhar as actividades de Distribuição de comida e a realização de actividades verificando se estão sendo observadas as questões de protecção social.
- Realizar outras actividades ou tarefas, não especificadas, sempre que sejam consideradas necessárias à prossecução dos objectivos do Projecto e da ANDA.
Requisitos Básicos
- Identificar-se com a visão, missão e valores da ANDA.
- Idade compreendida entre os 18 aos 45 anos.
- Habilitações literárias mínima 12ª classe. Complementado com experiência ou acrescida de instrução de serviços sociais,
- Conscientização e sensibilidade em relação as questões Género, População vulnerável.
- Saber ler e escrever em Português (conhecimento das línguas locais é uma vantagem).
- Habilidades de uso de computador nos pacotes word, excell, internet e email, Power Point.
- Capacidade de se comunicar com sensibilidade, eficácia e criatividade em diferentes constituintes,
- Conhecimento de questões de género e direitos humano e desejável.
- Alto sentido de responsabilidade, disciplina, sigilo profissional, respeito pela diversidade, integridade.
- Capacidade de estabelecer boa comunicação com grupos comunitários e desenvolver relações de trabalho eficazes; excelentes habilidades de comunicação.
- Habilidades de coordenação e articulação intersectorial.
- Capacidade de trabalhar com supervisão mínima
- Qualidades pessoais incluem integridade, paciência, tacto, maturidade, habilidades de negociação e
comunicação interpessoal e com capacidade de liderar e fortalecer equipas de trabalho. - Disponibilidade para se deslocar sempre que necessário.
- Disponibilidade imediata.
- Residência nos locais de implementação do projecto é uma vantagem.
- Ter carta de condução de motociclos.
Requisitos Preferenciais
- Deve ser capaz de trabalhar com um mínimo de supervisão e reunir fortes habilidades interpessoais para promover o trabalho em equipa.
- O forte interesse e compromisso com serviços para promover a segurança alimentar e nutricional
- Deve possuir boas habilidades técnicas de facilitação e gestão de pessoal ao nível comunitário.
Os candidatos interessados deverão submeter por e-mail no seguinte endereço: careers@anda.org.mz os seguintes documentos:
- CV;
- Certificados;
- Bilhete de Identificação;
- NUIT;
- Carta de manifestação de interesse.
Todas as candidaturas deverão ser enviadas até 15:30 horas do dia 15 de Outubro de 2024.
Aviso Legal
A ANDA- Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-Sustentado, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento e são estritamente observados os princípios de ética, Integridade e transparência.
Para se candidatar a esta vaga envie seus detalhes por e-mail para careers@anda.org.mz