Contexto
O Banco Mundial tem uma parceria crescente com Moçambique no sector urbano. Actualmente, o Portfólio Urbano em Moçambique tem 3 projectos em implementação: (i) Projecto Nacional de Desenvolvimento Urbano e Local (P163989) visa reforçar o desempenho institucional e fornecer melhores infra-estruturas e serviços nas autoridades locais participantes; (ii) O Projecto de Transformação Urbana de Maputo (P171449) visa melhorar as infraestruturas urbanas e reforçar a capacidade institucional para a urbanização sustentável em Maputo (iii) Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte (P175266) visa melhorar as infra-estruturas urbanas, os serviços básicos e as condições de habitação em áreas urbanas de rápido crescimento no Norte de Moçambique.
Especialista Sénior Urbano
- Consultor a Curto Prazo: (150 dias)
- Local: Maputo – Moçamb ique
Objectivo
O objectivo desta consultoria de curto prazo (STC) é apoiar a equipa de trabalho do Banco na implementação do Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM), do Projecto de Desenvolvimento Urbano e Local (PDUL) e do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte (PDUNM), trazendo conhecimentos técnicos especializados nas áreas de planeamento urbano, gestão do solo urbano, habitação, melhoria dos assentamentos informais e reforço institucional.
Tarefas e Responsabilidades
a) Apoiar o envolvimento do cliente nos aspectos técnicos e operacionais da implementação do projecto, para o PDUL, PTUM e PDUNM.
b) Responsável por fornecer contributos técnicos e orientações ao Governo e à equipa de trabalho do Banco Mundial em áreas relacionadas com infra-estruturas urbanas, planeamento e desenvolvimento urbano, gestão e regularização fundiária, habitação, reforço institucional e melhoria integrada de assentamentos informais.
c) Contribuir para a preparação de material de conhecimento, tais como estudos de caso, relatórios e apresentações.
d) Identificar e avaliar os riscos potenciais para o sucesso da implementação dos projectos e propor medidas de mitigação. Isto inclui a monitorização do ambiente sócio-político, das tendências urbanas e de quaisquer desafios emergentes nas áreas do projecto.
e) Em colaboração com os líderes de equipa, manter uma comunicação e coordenação regulares com as principais partes interessadas, incluindo agências governamentais, autoridades municipais e outros parceiros de desenvolvimento, a fim de garantir o alinhamento e a colaboração em relação aos objectivos do projecto.
f) Prestar apoio à formulação e implementação de políticas urbanas que promovam a urbanização sustentável e o planeamento do uso do solo.
g) Apoio próximo à equipa de trabalho na coordenação das actividades do projecto.
Qualificações
O consultor deve possuir as seguintes qualificações e experiência mínimas:
- Mestrado ou doutoramento na área do Planeamento Urbano ou da Arquitectura ou em áreas afins.
- Pelo menos 10 anos de experiência profissional nas áreas do desenvolvimento urbano, planeamento urbano, regularização fundiária, melhoramento ou reconstrução de habitações, programas de desenvolvimento municipal e requalificação de assentamentos informais.
- Experiência de trabalho em Moçambique, com o Governo e o Banco Mundial é considerada uma vantagem.
- O conhecimento das políticas de salvaguardas ambientais e sociais do Banco Mundial será considerado uma vantagem.
- Capacidade demonstrada de trabalhar com colaboradores do Governo e agências internacionais.
- É necessária fluência em português e inglês.
Termos de Trabalho
O local de trabalho é Maputo, Moçambique, com possíveis viagens operacionais intermitentes dentro de país.
A missão do consultor terá início a 1 de Outubro de 2024 com a possibilidade de prorrogação, dependendo do desempenho. A posição oferece oportunidades de crescimento profissional dentro do Banco Mundial. O Banco Mundial é um empregador que oferece igualdade de oportunidades.
Processo de Candidatura
Os candidatos interessados devem enviar os CVs e manifestações de interesse para o email: utapplications@worldbank.org até ao dia 13 de Setembro de 2024.