A Maputo Port Development Company (MPDC) é uma empresa privada nacional, resultante da parceria entre a Companhia dos Caminhos de Ferro de Moçambique e a Portus Indico, composta pela Grindrod, DP World e a empresa local Mozambique Gestores.
Em 15 de abril de 2003, a MPDC recebeu a concessão do Porto de Maputo por um período de 15 anos, com uma opção de extensão por mais 15 anos. Em junho de 2010, o período de concessão foi prorrogado por mais 15 anos, com uma opção de mais dez anos de operações após 2033.
A prorrogação do acordo de concessão foi feita com base em um Plano Diretor do Porto aprovado pelo Governo de Moçambique, que garante que as iniciativas de crescimento sejam implementadas de maneira planejada e estruturada, prevendo o crescimento do porto até 30 milhões de toneladas.
O MPDC detém os direitos de financiar, reabilitar, construir, operar, gerir, manter, desenvolver e otimizar toda a área de concessão. A empresa também possui os poderes de uma Autoridade Portuária, sendo responsável pelas operações marítimas, rebocagem, estiva, operações de terminais e armazéns, bem como pelo planejamento e desenvolvimento do porto.
Visão
- Porto Maputo – Ancorando o Orgulho Nacional, Impulsionando a Região para Frente.
Missão
- Traçar o crescimento regional, oferecendo um serviço portuário atrativo, competitivo e integrado, pilotado pela inovação e integridade.
Oportunidade de EMPREGO no Porto de Maputo – MPDC – Maputo Port Development Company
O Porto de Maputo – MPDC – Maputo Port Development Company está a recrutar novo Pessoal para o provimento das seguintes vagas de emprego: