ANÚNCIO DE VAGAS
CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2024 – FILIAIS DO BANCO
O Banco de Moçambique (Banco) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal nas filiais um total de 32 profissionais de nacionalidade moçambicana com idade não superior a 35 anos. Os candidatos interessados deverão cumprir com os requisitos que se seguem, de acordo com a vaga pretendida:
CAIXA FRONT-OFFICE – 6 VAGAS
PERFIL
- Nível médio geral;
- Conhecimentos sobre atendimento ao público;
- Conhecimentos sobre o sistema bancário nacional;
- Conhecimentos sobre falsificação e contrafacção de notas e moedas.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Proceder a depósitos em numerário e de valores, e verificar se os talões de depósito foram correctamente preenchidos, certificados, assinados e carimbados;
- Proceder ao pagamento ou à devolução de cheques com irregularidades ao respectivo portador;
- Detectar casos de suspeita de falsificação e contrafacção de moeda e reportar superiormente;
- Efectuar a troca de notas impróprias para circulação por próprias e a respectiva separação;
- Efectuar débitos e créditos das diferenças verificadas no acto da conferência de numerário dos bancos comerciais;
- Remeter as estatísticas diárias ao Caixa Principal;
- Efectuar, diariamente, o fecho de caixa.
2 CAIXA CONFERENTE – 11 VAGAS
PERFIL
- Nível médio geral;
- Conhecimentos de contabilidade bancária;
- Conhecimentos sobre avaliação e selecção de notas próprias e impróprias para circulação;
- Conhecimentos sobre falsificação e contrafacção de notas e moedas.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Efectuar a conferência do numerário depositado pelos bancos comerciais, certificar-se da sua autenticidade, arrumar em maços, assinar os respectivos rótulos e empacotar;
- Comunicar superiormente a diferença de numerário verificada no acto da conferência do depósito dos bancos comerciais e efectuar as devidas regularizações;
- Seleccionar as notas e moedas próprias para circulação e proceder à sua contagem manual e semimanual;
- Proceder ao arquivo da documentação (bordereaux, mapas de existência e relatórios de fecho);
- Elaborar os autos e as cartas de comunicação das diferenças aos bancos comerciais.
3. TÉCNICO DE BACK-OFFICE – 3 VAGAS
PERFIL
- Nível médio técnico profissional, preferencialmente em Contabilidade;
- Conhecimentos sobre o sistema bancário nacional;
- Conhecimentos sobre operações bancárias gerais;
- Conhecimentos sobre instituições de crédito e sociedades financeiras;
- Conhecimentos sobre licenciamento cambial;
- Conhecimentos sobre o sistema financeiro do País.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Fornecer saldos e extractos de contas conforme solicitação e registar os movimentos das operações efectuadas;
- Proceder à abertura, alteração das condições de movimentação e encerramento de contas das instituições do Estado;
- Efectuar as operações diárias de compensação interbancária entre instituições de crédito e proceder à entrega ou devolução dos valores compensados;
- Efectuar a conferência dos movimentos diários e remeter ao gestor;
- Atender, encaminhar e responder a pedidos de informação creditícia de clientes do sistema bancário;
- Elaborar estatísticas sobre operações gerais e remeter ao gestor.
4. TÉCNICO DE ECONOMATO E ARQUIVO – 5 VAGAS
PERFIL
- Nível médio técnico profissional, preferencialmente em Contabilidade ou Administração Pública;
- Conhecimentos de técnicas de arquivo;
- Conhecimentos sobre técnicas de gestão de stock;
- Conhecimentos de gestão de património;
- Conhecimentos sobre normas de procurement,
- Conhecimentos de normas de armazenamento e conservação de materiais.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Registar no sistema e no linguado, receber, conferir e assegurar a correcta arrumação e conservação do material armazenado;
- Realizar o procurement para a compra de materiais para a filial;
- Inventariar periodicamente o stock de materiais existentes no Economato, de acordo com as normas em vigor;
- Zelar pela existência de stock de materiais, recomendando a sua reposição, quando necessário;
- Propor o abate, devolução ou destruição de artigos deteriorados, fora do prazo ou descontinuados;
- Monitorar as condições climatéricas do Economato com vista a garantir uma melhor conservação do material armazenado;
- Proceder à catalogação e arquivo dos memoriais e outros documentos da filial, de acordo com os normativos internos;
- Elaborar o inventário sumário e analítico dos fundos arquivísticos da filial;
- Responder às solicitações dos clientes internos e externos sobre os documentos de arquivo.
5. TÉCNICO DE CONTABILIDADE
PERFIL
- Nível médio técnico profissional, preferencialmente em Contabilidade;
- Conhecimento de programas de apoio contabilístico;
- Conhecimento das Normas Internacionais de Reporte Financeiro.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Elaborar a proposta de orçamento anual de exploração da filial;
- Elaborar relatórios periódicos de monitoria e avaliação do orçamento anual de exploração da filial;
- Elaborar relatórios periódicos de gestão de factores de risco do orçamento anual de exploração da filial;
- Efectuar o pagamento de facturas às empresas fornecedoras, solicitando a emissão dos recibos após a recepção do borderau de confirmação;
- Elaborar relatórios de reconciliação e desenvolvimento das contas transitórias;
- Analisar, conferir e classificar documentos contabilísticos dos diversos serviços e outros balcões;
- Compor o memorial diário de operações e enviar para o arquivo;
- Elaborar o relatório mensal das despesas correntes da filial e remeter ao gestor.
6. TÉCNICO DE INFORMÁTICA
PERFIL
- Nível médio técnico-profissional, preferencialmente em Informática ou Electrónica;
- Conhecimento sobre manutenção de máquinas e equipamento informático;
- Conhecimento de redes de dados e telecomunicações.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Realizar operações de helpdesk, em assuntos relacionados com informática;
- Apoiar os utilizadores para garantir o uso correcto dos aplicativos e equipamento informático;
- Registar e solucionar anomalias identificadas pelos trabalhadores;
- Acompanhar a manutenção preventiva e correctiva do equipamento informático;
- Proceder à instalação e reinstalação de aplicativos informáticos;
- Elaborar relatórios periódicos sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas e submeter ao gestor;
- Propor a aquisição de material informático, de acordo com as necessidades da filial e as especificações técnicas;
- Efectuar a configuração de equipamentos informáticos e a actualização do software da rede do Banco sempre que necessário.
7. TÉCNICO DE GESTÃO PATRIMONIAL
PERFIL
- Nivel medio técnico profissional, preferencialmente em Construção Civil, Electricidade ou Electrónica;
- Conhecimentos de procurement.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
- Fazer a avaliação do estado dos imóveis e comunicar ao gestor as necessidades de manutenção;
- Realizar e acompanhar a manutenção preventiva e correctiva do património da filial, no concernente à canalização, carpintaria, electricidade, mecânica, climatização e pintura;
- Manter a documentação legal dos imóveis e móveis do Banco actualizada, bem como o seu cadastro histórico;
- Acompanhar a manutenção preventiva dos sistemas de segurança da filial;
- Elaborar os termos de referência para a aquisição de equipamento e electrodomésticos;
- Elaborar periodicamente o relatório de análise de qualidade de serviço das empresas em regime de outsourcing.
PROCESSO DE CANDIDATURA
NOTA: candidaturas devem ser submetidas de 14 a 30 de Agosto de 2024
As candidaturas devem ser submetidas de 14 a 30 de Agosto de 2024, através do endereço electrónico
http://www.bancomoc.mz/Recrutamento/, mediante o preenchimento da ficha de inscrição, anexando os seguintes documentos:
- Carta de motivação assinada;
- Curriculum vitae actualizado;
- Fotocópia do certificado de habilitações literárias (os candidatos que tenham estudado fora do País devem juntar o certificado de equivalências, passado pela entidade nacional competente);
- Fotocópia do bilhete de identidade ou de documento oficial que tenha fotografia.
Cada candidato pode concorrer a um máximo de duas vagas.
PROCESSO DE SELECÇÃO
O concurso observará três fases de avaliação com carácter eliminatório e autónomo, nomeadamente:
a) Análise documental;
b) Prova de conhecimento, cuja escala de avaliação é de 0 a 20 pontos;
c) Entrevista de selecção, cuja escala de avaliação é de 0 a 4 pontos.
Em caso de registo de número elevado de candidaturas na etapa da avaliação documental, mostrando-se aplicável, serão apurados para a prova de conhecimento os candidatos mais bem classificados na proporção máxima de 30 candidatos por cada vaga a prover.
Para a fase da entrevista de selecção serão apurados apenas candidatos com classificação igual ou superior a dez valores, observando-se a proporção de cinco candidatos por cada vaga.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As provas de conhecimento de candidatura à mesma função serão simultaneamente realizadas nos locais indicados pelo Banco ao nível da sede e filiais, em conformidade com as províncias de residência dos candidatos. Quando os candidatos apurados tiverem de participar em entrevistas de selecção que se realizem em província distinta daquela em que residem, o Banco suportará os custos da sua deslocação até aos locais de realização.
Os resultados do presente concurso serão válidos por um período máximo de 12 meses, contados a partir da data da sua publicação.
As dúvidas que surgirem no presente processo devem ser remetidas ao seguinte endereço electrónico:
drhrecrutamentoexterno@bancomoc.mz
A apresentação de falsas declarações sujeita o candidato à exclusão automática do concurso.