O Governo da República de Mocambique assinou um acordo de cinco anos (Compacto de Conectividade e Resiliencia Costeira de Mocambique) com a Millennium Challenge Corporation (“MCC”) para financiar programas específicos destinados a reduzir a pobreza e
estimular o crescimento económico. A MCC é uma agência governamental dos Estados Unidos da América que estabelece parcerias com países empenhados na boa governação, na liberdade económica e no investimento nas suas populações. Uma Entidade Responsável
denominada Millennium Challenge Account-Moçambique (“MCA-Moçambique”) foi criada e designada pelo Governo da República de Moçambique para implementar o compacto, com um orçamento de 537,5 milhões de dólares que aborda os desafios de desenvolvimento do país através da implementação do Projeto de Conectividade e Transportes Rurais (CTR), do Projeto de Promoção da Reforma e Investimento na Agricultura (PRIA) e do Projeto de Meios de Subsistência Costeira e Resiliência Climática (CLCR).
Para a implementação do compacto, a MCA-Moçambique está a contratar mais 14 posições, 7 das quais são apresentadas abaixo:
Diretor, Género e Inclusão Social (GIS)
O Diretor do GIS oferecerá conhecimentos técnicos aos líderes seniores, parceiros e partes interessadas do projeto sobre gênero e inclusão social em todas as atividades financiadas pelo Compacto para garantir a conformidade com a Política de Gênero e Inclusão do MCC e a
Política de Combate ao Trafico de Pessoas. Esta funcao é responsável por elaborar e supervisionar o Plano de Integração Social e de Género (PISG), supervisionar o pessoal do GIS e assegurar a implementação de alta qualidade das actividades relacionadas com o género e a inclusão em todos os Projectos do Compacto.
O Diretor do GIS responde ao Diretor de Operações (COO) do MCA-Moçambique. Esta posição está baseada em Maputo, mas requer viagens ocasionais à Zambézia para visitas ao local, reuniões e coordenação de projectos.
Diretor, Desempenho Ambiental e Social (DAS)
O Diretor do DAS será responsável pela implementação de actividades de desempenho ambiental e social nos três projectos. Esta função fornece orientação estratégica e técnica para garantir o cumprimento da legislação nacional, das Diretrizes Ambientais da MCC e dos
Padroes de Desempenho da IFC. O Diretor do DAS aconselha os líderes seniores do MCA sobre o desempenho dos empreiteiros e consultores do DAS, gere um Especialista em Saúde e Segurança para o projeto CTR – em particular para a Ponte do Licungo e o Bypass de
Mocuba – e apoia os projectos PRIA e CLCR com envolvimento limitado.
O Diretor do DAS responde ao Diretor de Operações do MCA-Moçambique. Este cargo está sediado em Maputo, mas requer deslocações extensas à Zambézia durante a Pré-Entrada em Vigor.
Diretor, Resiliência Climática (RC)
O Diretor do RC irá supervisionar as atividades de resiliência climática e as parcerias com o Biofund e o ProAzul. Esta função inclui a gestão da seleção e supervisão dos sub-beneficiarios, a promocao de relacoes produtivas entre os parceiros e o apoio ao
desenvolvimento de competências para as comunidades locais e a apropriação governamental dos objetivos e atividades do projeto. O Diretor de RC também ajuda a desenvolver uma estratégia de saída para a sustentabilidade pós-Compacto e colabora com o
Diretor dos Meios de Subsistência Costeiros para alinhar a execução do projeto com os objectivos do Compacto. O principal objetivo do Diretor de RC é supervisionar o trabalho do Biofund na proteção e recuperação dos ecossistemas costeiros.
O Diretor de RC responde ao Diretor Geral do Projeto de Meios de Subsistência Costeiros e Resiliência Climática (CLCR). Esta posição está baseada em Maputo, mas requer viagens frequentes à Zambézia, até 50% do tempo.
Diretor, Agregação da Agricultura Comercial e Gestão de Subvenções (Z-CAP)
O Diretor de Agregação de Agricultura Comercial e Gestão de Subvenções irá gerir a atividade da Plataforma do Agregador Comercial da Zambézia (ZCAP). Esta função auxilia na execução das actividades do ZCAP, na capacitação das partes interessadas e na supervisão dos relatórios, contratos, subvenções e gestão orçamental. O Diretor do ZCAP ajudará o Diretor-Geral a garantir o alinhamento com os objectivos do Compacto na execução do projeto e na gestão de recursos.
O Diretor de Agregação de Agricultura Comercial e Gestão de Subvenções responde ao Diretor Geral do Projeto de Promoção da Reforma e Investimento na Agricultura (PRIA). Esta posição está baseada em Maputo, mas requer viagens ocasionais à Zambézia para visitas ao
local, reuniões e coordenação do projeto.
Diretor, monitoria, avaliação e análise económica (M&A)
O Diretor de M&A irá liderar o grupo de M&A. Esta função assegura a conformidade com as políticas de M&A da MCC, os requisitos locais e as melhores práticas internacionais, produzindo dados e avaliações fiáveis sobre a implementação do projeto e o progresso em
direção aos objectivos do Compacto. O Diretor de M&A gere o orçamento e o pessoal de M&A, apoiando avaliações independentes e actualizações das actividades de análise económica, ao mesmo tempo que estabelece a ligação com os homólogos da MCC.
O Diretor de M&A responde ao Diretor Geral de Administração. Esta posição está baseada em
Maputo com viagens ocasionais à Zambézia.
Coordenador/Engenheiro – Ponte
O Coordenador/Engenheiro – Ponte, Conectividade e Transportes Rurais (CTR) será responsável pela implementação bem-sucedida da nova Ponte do Licungo, desde o início e execução das actividades de conceção e construção, até à supervisão dos orçamentos do projeto. O Coordenador/Engenheiro – Ponte, Projeto CTR, contribui para o alinhamento da execução do projeto com os objectivos gerais do Compacto e para a gestão judiciosa dos seus recursos.
O Coordenador/Engenheiro – Ponte, Conectividade e Transportes Rurais (CRT) responde ao Diretor-Geral Adjunto, Projeto CTR. A posição será inicialmente baseada em Maputo, com viagens extensas para Zambézia, com relocalização para Mocuba prevista durante a pré-implementação do compacto.
Coordenador/Engenheiro – Bypass
O Coordenador/Engenheiro – Bypass, Conectividade e Transporte Rural (CTR) é responsável pela implementação bem-sucedida da nova Estrada Bypass de Mocuba, desde o início e execução das actividades de conceção e construção, e supervisão dos orçamentos do projeto.
O Coordenador/Engenheiro – Bypass, Projeto CTR, contribui para o alinhamento da execução do Projeto com os objectivos gerais do Compacto e a gestão criteriosa dos seus recursos.
O Coordenador/Engenheiro – Bypass, Conectividade e Transportes Rurais (CRT) responde ao Diretor-Geral Adjunto, Projeto CTR. A posição será inicialmente baseada em Maputo com viagens extensas para Zambézia com relocação para Mocuba prevista durante a pré-implementação do compacto.
COMO CANDIDATAR-SE
Para aceder a todos os perfis e requisitos dos cargos e submeter a sua candidatura, visite:
https://mozambique-jobs.tenderwell.app/
1. Visite https://mozambique-jobs.tenderwell.app/ para submeter a sua candidatura.
2. Certifique-se de que inclui os seguintes documentos:
- Curriculum vitae (preferencialmente em português e inglês) contendo experiência profissional detalhada (por favor use o guia de CV disponível para download no final da descrição da vaga em Mozambique Tenderwell Jobs).
- Carta de apresentação confirmando interesse e disponibilidade.
- Cópias dos certificados de habilitações literárias do ensino superior e profissionais;
3. Se tiver dificuldades em candidatar-se online, contacte: mozambique@developmentaid.org para obter assistência.
A data limite para a receção das candidaturas é 23:59, hora de Maputo, 6 de Outubro de 2024.
Note-se que só serão aceites as candidaturas apresentadas através do portal online (Tenderwell). Não serão aceites quaisquer candidaturas apresentadas através de outros canais. Apenas candidatos pré-selecionados serão contactados para entrevistas.
O MCA-Moçambique não cobra quaisquer taxas em qualquer fase do processo de recrutamento. Se lhe for solicitado o pagamento de uma taxa em qualquer fase do recrutamento, contacte – mozambique@developmentaid.org